sexta-feira, 22 de maio de 2015

14 anos de Vieirices


Há uns dias atrás a bola deu destaque aos 14 anos de ligação de Luís Filipe Vieira ao Benfica.
Foi a 15 de Maio de LFV deu ínicio à sua ligação com o maior clube do mundo, aceitando o cargo de gestor para o futebol a convite de Manuel Vilarinho, presidente da altura.
14 anos depois, já se pode fazer um balanço. E muito positivo ainda que para alguns assim não o seja. Algo que não consigo perceber.
Em 14 anos de ligação ao Benfica e 12 como Presidente, sucedendo a Manuel Vilarinho, LFV conta já com 13 títulos oficiais no Futebol, 10 deles nas últimas 6 épocas (com Jorge Jesus).

Com a consagração do Benfica como Bi-Campeão Nacional já no palmarés e caso ganhe a Taça da Liga, passam a ser 14 títulos em 14 anos, fazendo uma média de 1 título por cada ano de vínculo ao Benfica. Parece-me uma boa média se quisermos analisar as coisas em termos quantitativos. Não há troféus europeus mas não nos podemos esquecer das 2 finais consecutivas da Liga Europa e na última sabemos bem porque não a conquistámos.

Para os mais esquecidos, há que recordar que LFV chega à Luz numa altura em que o Benfica estava sobre-endividado e quase na bancarrota e por isso o sucesso no futebol levou o seu tempo a alcançar com apenas 4 títulos nos primeiros 8 anos de Benfica. Foi com a entrada de Jorge Jesus (uma aposta forte e convicta) que se começou a ganhar mais consistência na conquista de troféus e títulos. Ao fim de 14 anos pudemos todos festejar um bi-campeonato que já escapava ao Benfica há 31 anos, quebrando a hegemonia dos corruptos azulados. Parece-me notável!

O homem terá os seus defeitos e terá cometido os seus erros, mas as suas virtudes e tudo o que de bom que já fez pelo Benfica, superam tudo isso. E quer queiram admitir, quer não o homem tem obra feita. O resto é conversa.
- Impulsionou a construção do novo Estádio da Luz.
- Mandou construir o Centro de Estágios do Seixal que é também uma obra assinalável e já referenciada a nível europeu (e até mundial) no que diz respeito à formação.
- O Museu Cosme Damião tornou-se uma realidade onde todos os Benfiquistas podem conhecer toda a história e palmarés do Benfica.
- A BTV. Projecto único e inovador no mundo inteiro que se tem provado ser uma aposta vencedora.
- A forte aposta transversal nas modalidades. Este tem sido um presidente bastante ecléctico. 15 títulos no futsal. 23 títulos no basquetebol. 13 títulos no voleibol. 11 títulos no hóquei. 6 títulos no andebol.
- Aposta pessoal e convicta em Jorge Jesus, contra tudo e todos, quando perdemos tudo e que acabou por permitir que ganhássemos quase tudo logo no ano seguinte criando assim as condições necessárias à conquista do Triplete do ano passado e do Bi-Campeonato deste ano.
- A valorização da Marca Benfica não só em Portugal, mas também no mundo inteiro! Prova disso é a mais recente notícia que confirma o acordo de patrocínio da camisola do Benfica com a Fly Emirates. Benfica junta-se assim a clubes como Real Madrid, Arsenal, Milan ou PSG.

O que querem mais?

Estamos no bom caminho e tenho a certeza que o futuro do Benfica vai ser ainda mais risonho com LFV aos comandos do maior Clube do Mundo.

2 comentários: