sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Balanço de época.


Com a paragem do campeonato para trabalhos de selecção, é tempo de fazer um balanço dos resultados obtidos.

Não gosto de ser saudosista e andar aí a dizer que “antes é que era” ou que “no ano passado não havia disto”, sou um fã do desporto Futebol e tudo o que ele representa. Acredito que um adepto de coração está cá para o que der e vier, mas sempre confiando nas pessoas que comandam o seu clube. Se o treinador é o JJ, então é porque o clube acredita no seu trabalho, se o nosso plantel é este, então são os nossos guerreiros e só temos é de os apoiar, quer seja quanto marcam ou quando falham, quando ganham ou quando perdem.

Não é novidade que estamos perante um novo Benfica, com um plantel alterado na sua maioria e com um jogo notoriamente diferente. É importante referir que diferente não quer dizer pior. A equipa não é a mesma que nos trouxe os títulos da época passada, mas é, sem dúvida, capaz de os voltar a trazer de novo.


Todos sabemos que, no final do dia, o que realmente conta são os números. A pontuação no campeonato, os golos marcados e sofridos, as vitórias e derrotas, etc.  Ora vejamos o ponto de situação:

Campeonato – Em 7 jogos, 6 vitórias e 1 empate. Líder isolado com 4 pts de avanço do FCPorto. Quanto a golos marcados, são 19 e os sofridos apenas 4.
Na época passada, por esta altura o Benfica tinha 7 jogos, 4 vitórias, 3 empates e 1 derrota. Os golos marcados eram 11 e os sofridos eram 7. Estamos, comprovadamente, melhores.

Liga dos Campeões – 2 jogos, 2 derrotas. Com 5 golos sofridos e apenas 1 marcado. Um mau começo que poderá custar o apuramento, ou então não. É verdade que, na época passada, o Benfica teve um inicio um pouco mais positivo. Com 1 vitória e 1 derrota, 2 golos marcados e 2 sofridos. Mas, se há coisa que este Benfica já me ensinou foi que o jogo joga-se até ao último minuto e até aí, tudo é possível...


Tenho visto muito ruído à volta deste novo Benfica, mas confesso que sou menos reactivo em acontecimentos de curto prazo. Acredito que nada é constante, que não podemos virar galo após goleada nem desesperar após acontecimentos menos bons. Uma parte importante deste desporto é a carga emocional que proporciona, o desespero que por vezes sentimos e as alegrias que nos levam à euforia. 

Pois, este Benfica tem-me dado bastantes alegrias. Claro que gostava de estar a dominar na Champions e de ter ido à Alemanha sacar uma vitória honrosa, mas não foi assim. Contudo, estamos a dominar o nosso campeonato com um início como há muito não se via, nem no ano passado :)


Quero também partilhar o orgulho que sinto em fazer parte da família de adeptos benfiquista, que colocam o Benfica no topo do ranking dos clubes com o maior número médio de espectadores por jogo, com 45 806 espectadores, à frente do FC Porto com 37 964 e o Sporting com 36 910. Na época passada, a assistência média na Luz foi de 38 528 adeptos, o que, embora com menos elementos de avaliação, vem comprovar uma maior afluência na Luz.


Força, rapazes! Acredito em vocês.

0 comentários:

Enviar um comentário