quarta-feira, 19 de março de 2014

Bruno, o Agiota

Este assunto de facto parece não ter fim. Não chegava uma conferência que só por si já seria um belo prenúncio para uma comédia interminável, mas teve que haver ainda uma outra. Tanto material para os comediantes portugueses. Bom para eles. Mau para o futebol.

O assunto é o mesmo. Ou deverei dizer: a choradeira é a mesma. Os pontos (7 ao que parece) “roubados” pela arbitragem. O “deveríamos estar em primeiro”. O “vamos fazer queixa da arbitragem que nos prejudicou não só este ano, mas também no ano passado”. Enfim, toda uma tragédia para justificar os maus resultados desportivos do ano passado e para tentar desacreditar o mérito do Benfica de estar em primeiro lugar na presente temporada.

Mas o que interessa aqui é o que está a acontecer como consequência grave das insinuações difamatórias. Isto para não falar do apelo disfarçado à violência pelo Presidente do Sporting. Deveria ter vergonha e até mesmo ser punido por apelar aos adeptos “que se manifestem, mas de forma pacífica”. Ele acha mesmo que isso vai acontecer de forma calma e pacífica? Obviamente que não!
Vão-me dizer que a vandalização dos talhos do Manuel Mota foi um acaso? Ou que as ameaças não só ao próprio mas também à sua família, foram feitas por tripeiros? Ah mas o tal “Movimento Basta” já veio a público condenar as ameaças porque “não faz parte da nossa forma de estar o incentivo à violência ou à pressão psicológica!” – Era para rir, não?

A quem interessa mais alcançar o 1º lugar? Quem é que anda a chorar desalmadamente que foi destituído do 1º lugar pelos árbitros? O Porto já não consegue lá chegar. 12 pontos. É muito ponto para recuperar. Enquanto que o Sporting ainda alimenta alguma esperança uma vez que a diferença pontual é de apenas 7 pontos. Sim 7 pontos. Coisa que só conseguiriam recuperar se o nosso Glorioso por algum motivo alheio perdesse pontos. O que não acredito. Temos sido superiores a tudo e todos. Inclusive erros de arbitragem. O jogo na Madeira foi reflexo disso mesmo.

No entanto, não nos podemos desviar daquele que parece ser o principal objectivo de Bruno de Carvalho. E até parece ter sido conseguido no jogo do clássico: pressionar a arbitragem.

Esta pressão do Sporting sobre os árbitros é ou não uma forma de coação, punida pelo Regulamento Disciplinar?

Este ambiente de insultos e ataques aos árbitros não deveriam ser punidos pelos Conselhos de Disciplina e Justiça?

As ameaças explícitas do Sporting não deveriam ser alvo de processo disciplinar?

Quando um clube aceita e patrocina um movimento que veste árbitros com cores e emblemas de clubes e lhes coloca o nome “corrupto” não haverá motivo para processo disciplinar?

O Sporting e o seu Presidente querem fazer passar a ideia de que são uma instituição que defende a idoneidade e a verdade desportiva, mas estarão preparados para aceitar as punições que advêm (regulamentarmente) destes comportamentos?

0 comentários:

Enviar um comentário